Voltar à Lista de Exames

ANCA

Também conhecido como Anticorpos Anticitoplasma de Neutrófilos.

Explicação:

O ANCA é um exame laboratorial que avalia a presença de anticorpos específicos no sangue, chamados de anticorpos anticitoplasma de neutrófilos. Esses anticorpos estão associados a certos tipos de doenças autoimunes, como a vasculite. O exame é utilizado principalmente para ajudar no diagnóstico destas doenças.

Valores de Referência:

Os valores de referência para o exame são: - ANCA: Negativo.

Os resultados do teste ANCA são geralmente relatados como positivos ou negativos. Se positivo, o laboratório pode realizar testes adicionais para identificar o tipo específico de ANCA (C-ANCA ou P-ANCA) e para qual antígeno o anticorpo é direcionado.

Valores Críticos:

Valores positivos podem indicar: - Vasculites: Doenças que causam inflamação e dano aos vasos sanguíneos do corpo. - Doenças autoimunes: Condições em que o sistema imunológico ataca as células saudáveis do próprio corpo.

Quando Solicitar:

O exame é indicado em casos de: - Sintomas de vasculite: Como febre, perda de peso, mal-estar, dores musculares e articulares. - Sintomas de doenças autoimunes: Como fadiga, dor e inchaço nas articulações, erupções cutâneas, e problemas nos rins.

Como Interpretar:

- Resultados dentro dos valores de referência: Indicam a ausência de anticorpos ANCA, o que é considerado normal e pode excluir determinadas doenças. - Resultados fora dos valores de referência: Um resultado positivo pode indicar a presença de uma doença autoimune ou vasculite. No entanto, um resultado positivo não é conclusivo e pode ocorrer em outras condições ou mesmo em algumas pessoas saudáveis.

Lembre-se que um único exame pode não ser suficiente para um diagnóstico conclusivo; é comum repetir o exame para confirmar os resultados. Além disso, os resultados devem ser interpretados no contexto dos sintomas e achados clínicos do paciente.

Voltar à Lista Completa