Anti-PR3
Também conhecido como anticorpos anti-proteinase 3.Explicação:
O Anti-PR3 é um exame laboratorial que avalia a presença de autoanticorpos contra a proteinase 3 (PR3) no sangue. Os anticorpos PR3 são mais comumente encontrados em pessoas com certos tipos de vasculite, uma inflamação dos vasos sanguíneos. Em particular, eles são frequentemente associados à granulomatose com poliangiite (anteriormente conhecida como granulomatose de Wegener). Este exame é importante no diagnóstico e monitoramento dessa doença.Valores de Referência:
Os valores de referência para o exame são: - Anti-PR3: Normalmente, não são detectados no sangue.Esses valores podem variar de acordo com o laboratório, mas geralmente seguem as diretrizes da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML).
Valores Críticos:
Valores significativamente acima dos valores de referência podem indicar: - Granulomatose com poliangiite: Os anticorpos PR3 são frequentemente encontrados em pessoas com essa condição. - Outras vasculites autoimunes: Embora menos comum, os anticorpos PR3 também podem ser detectados em outros tipos de vasculite.Quando Solicitar:
O exame é indicado em casos de: - Suspeita de granulomatose com poliangiite: Especialmente se a pessoa tem sintomas como febre, fadiga, perda de peso, dores nas articulações e problemas renais. - Monitoramento de granulomatose com poliangiite: Para avaliar a resposta ao tratamento.Como Interpretar:
- Resultados dentro dos valores de referência: Indicam que não foram detectados anticorpos PR3 no sangue, o que é normal e, na maioria das vezes, descarta a granulomatose com poliangiite. - Resultados fora dos valores de referência: Podem indicar a presença de granulomatose com poliangiite ou outra vasculite autoimune, especialmente se outros testes e sintomas clínicos forem consistentes com essas condições.Lembre-se que um único exame pode não ser suficiente para um diagnóstico conclusivo; é comum repetir o exame para confirmar os resultados.
Voltar à Lista Completa