Voltar à Lista de Exames

Dehidroepiandrosterona (DHEA)

Também conhecido como sulfato de deidroepiandrosterona (DHEA-S).

Explicação:

O Dehidroepiandrosterona (DHEA) é um exame laboratorial que avalia a quantidade deste hormônio no organismo. O DHEA é produzido pelas glândulas adrenais e é o precursor de outros hormônios importantes, como o estrogênio e a testosterona. Este exame é importante para avaliar o funcionamento das glândulas adrenais e pode ser usado em contextos clínicos, como suspeita de hiperplasia adrenal, tumores adrenais, ou para avaliar a função adrenal em pessoas com doenças como a síndrome de Addison.

Valores de Referência:

Os valores de referência para o exame são: - Homens: 280 - 640 µg/dL - Mulheres: 65 - 380 µg/dL - Crianças: Valores são geralmente baixos antes da puberdade.

Esses valores podem variar de acordo com o laboratório, mas geralmente seguem as diretrizes da Endocrine Society.

Valores Críticos:

Valores significativamente abaixo ou acima dos valores de referência podem indicar: - Baixos níveis de DHEA: Podem sugerir insuficiência adrenal. - Altos níveis de DHEA: Podem indicar um tumor adrenal ou hiperplasia adrenal.

Quando Solicitar:

O exame é indicado em casos de: - Suspeita de insuficiência adrenal: Quando há sintomas como fadiga, perda de peso, pele escurecida, depressão, entre outros. - Suspeita de tumores adrenais ou hiperplasia adrenal: Quando há sintomas como acne, crescimento de pelos em mulheres, menstruação irregular, entre outros.

Como Interpretar:

- Resultados dentro dos valores de referência: Indicam que a produção de DHEA está dentro do esperado para a idade e sexo do paciente. - Resultados fora dos valores de referência: Podem indicar uma disfunção adrenal, que pode ser desde insuficiência até a presença de tumores.

Lembre-se que um único exame pode não ser suficiente para um diagnóstico conclusivo; é comum repetir o exame para confirmar os resultados.

Voltar à Lista Completa