Voltar à Lista de Exames

Eritropoetina

Também conhecido como EPO.

Explicação:

A Eritropoetina é um exame laboratorial que avalia o nível sérico de eritropoetina, uma hormona produzida principalmente pelos rins e que tem como função principal a regulação da produção de glóbulos vermelhos (ou eritrócitos) na medula óssea. Este exame é importante para investigar condições que afetam a produção de glóbulos vermelhos, como anemias, policitemia (excesso de glóbulos vermelhos) e para avaliar a capacidade dos rins de produzir eritropoetina em pacientes com doenças renais crônicas.

Valores de Referência:

Os valores de referência para o exame são: - Eritropoetina: 4.3 a 29.0 mUI/mL.

Esses valores podem variar de acordo com o laboratório, mas geralmente seguem as diretrizes da Associação Americana de Hematologia.

Valores Críticos:

Valores significativamente abaixo ou acima dos valores de referência podem indicar: - Anemia: Valores abaixo do normal podem indicar uma produção insuficiente de eritropoetina, como em alguns casos de doença renal crônica. - Policitemia Vera: Valores acima do normal podem sugerir a produção excessiva de eritropoetina, como na policitemia vera, uma doença em que a medula óssea produz demasiados glóbulos vermelhos.

Quando Solicitar:

O exame é indicado em casos de: - Anemia inexplicada: Para investigar a causa da anemia quando outros exames não são conclusivos. - Suspeita de Policitemia Vera: Para ajudar a confirmar o diagnóstico desta condição. - Doença renal crônica: Para avaliar a capacidade dos rins de produzir eritropoetina.

Como Interpretar:

- Resultados dentro dos valores de referência: Indicam que a produção de eritropoetina está dentro do esperado, e que a causa dos sintomas do paciente pode estar relacionada a outros fatores. - Resultados fora dos valores de referência: Podem indicar uma condição que afeta a produção de glóbulos vermelhos, como anemia ou policitemia, ou problemas na produção renal de eritropoetina.

Lembre-se que um único exame pode não ser suficiente para um diagnóstico conclusivo; é comum repetir o exame para confirmar os resultados.

Voltar à Lista Completa