Voltar à Lista de Exames

FAN (Fator Antinuclear)

Também conhecido como Teste de Anticorpos Antinucleares.

Explicação:

O FAN (Fator Antinuclear) é um exame laboratorial que avalia a presença de autoanticorpos que agem contra estruturas dentro do núcleo das células do corpo. Estes autoanticorpos podem ser encontrados em várias doenças autoimunes, mais comumente nas doenças reumáticas, como lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjögren, artrite reumatoide, entre outras. O FAN é um exame de triagem, sendo importante para investigação de doenças autoimunes.

Valores de Referência:

Os valores de referência para o exame são: - Título: Negativo (por exemplo, < 1/40). - Padrão: Homogêneo, pontilhado fino, pontilhado grosso, citoplasmático, etc.

Esses valores podem variar de acordo com o laboratório, mas geralmente seguem as diretrizes da ANA (American Association of Rheumatology).

Valores Críticos:

Valores significativamente acima dos valores de referência podem indicar: - Doenças autoimunes: A presença de FAN em títulos elevados é fortemente sugestiva de doenças autoimunes. - Infeções ou uso de medicamentos: Alguns medicamentos e infecções também podem desencadear a produção de FAN, embora, geralmente, em títulos mais baixos.

Quando Solicitar:

O exame é indicado em casos de: - Suspeita de doenças autoimunes: A presença de sintomas como dor e inchaço nas articulações, fadiga, febre, lesões de pele, entre outros. - Monitoramento de doenças autoimunes: O FAN pode ser usado para acompanhar a atividade de doenças autoimunes, especialmente o lúpus eritematoso sistêmico.

Como Interpretar:

- Resultados dentro dos valores de referência: Indicam que não foram detectados anticorpos antinucleares no soro no título avaliado, o que é comum em indivíduos saudáveis. - Resultados fora dos valores de referência: Podem indicar a presença de uma doença autoimune, mas devem ser interpretados em conjunto com o quadro clínico e outros exames laboratoriais.

Lembre-se que um único exame pode não ser suficiente para um diagnóstico conclusivo; é comum repetir o exame para confirmar os resultados.

Voltar à Lista Completa