HLA-B27
Também conhecido como Antígeno leucocitário humano B27.Explicação:
O HLA-B27 é um exame laboratorial que avalia a presença do antígeno leucocitário humano B27 em células do sangue. Esse antígeno é uma proteína encontrada na superfície das células brancas do sangue. A presença do HLA-B27 é comumente associada a doenças autoimunes, como a espondilite anquilosante.Valores de Referência:
Os valores de referência para o exame são: - HLA-B27: Negativo.Esse valor pode variar de acordo com o laboratório, mas geralmente segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Valores Críticos:
Valores significativamente acima dos valores de referência podem indicar: - Doenças autoimunes: A presença do HLA-B27 pode indicar a presença de doenças como espondilite anquilosante, artrite reativa, síndrome de Reiter, psoríase, doença inflamatória intestinal ou uveíte anterior aguda.Quando Solicitar:
O exame é indicado em casos de: - Suspeita de doenças autoimunes: Quando o paciente apresenta sintomas como dor e rigidez na coluna, especialmente na parte inferior das costas. - Histórico familiar de doenças autoimunes: Pacientes com familiares próximos que tiveram doenças autoimunes, como espondilite anquilosante, também podem ser solicitados a fazer o teste.Como Interpretar:
- Resultados dentro dos valores de referência: Indicam que o paciente não possui o antígeno HLA-B27, o que normalmente significa que ele não tem as doenças associadas a esse antígeno. - Resultados fora dos valores de referência: Podem indicar a presença de doenças autoimunes. No entanto, ter o HLA-B27 não significa necessariamente que o paciente terá uma dessas doenças. Apenas uma pequena porcentagem de pessoas com HLA-B27 desenvolve uma dessas doenças.Lembre-se que um único exame pode não ser suficiente para um diagnóstico conclusivo; é comum repetir o exame para confirmar os resultados. Além disso, outros exames podem ser necessários para confirmar o diagnóstico de doenças autoimunes.
Voltar à Lista Completa