Voltar à Lista de Exames

Progesterona

Também conhecido como nível sérico de progesterona.

Explicação:

O Progesterona é um exame laboratorial que avalia os níveis de progesterona no sangue. A progesterona é um hormônio produzido principalmente pelos ovários em mulheres e em menor quantidade pelos testículos em homens. É vital para a regulação do ciclo menstrual e importante para a manutenção da gravidez. Em contextos clínicos, é comum solicitar este exame para avaliar a ovulação em mulheres, diagnosticar possíveis causas de infertilidade, monitorar a saúde durante a gravidez ou avaliar o risco de aborto espontâneo.

Valores de Referência:

Os valores de referência para o exame são: - Mulheres em fase folicular: 1 a 1,5 ng/mL. - Mulheres na metade do ciclo: 5 a 20 ng/mL. - Mulheres na fase lútea: 2 a 28 ng/mL. - Mulheres na pós-menopausa e homens: menos de 1 ng/mL.

Esses valores podem variar de acordo com o laboratório, mas geralmente seguem as diretrizes da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.

Valores Críticos:

Valores significativamente abaixo ou acima dos valores de referência podem indicar: - Baixos níveis de progesterona: podem indicar problemas de ovulação ou dificuldades para manter a gravidez. - Altos níveis de progesterona: podem ser um sinal de gravidez múltipla (gêmeos ou mais) ou doença trofoblástica gestacional.

Quando Solicitar:

O exame é indicado em casos de: - Suspeita de infertilidade: para avaliar a função ovulatória. - Monitoramento da gravidez: para verificar a saúde do feto e da placenta. - Suspeita de aborto espontâneo: para avaliar o risco e monitorar a situação.

Como Interpretar:

- Resultados dentro dos valores de referência: Indicam que a quantidade de progesterona no corpo está dentro do esperado para a fase do ciclo menstrual ou para o período gestacional em que a mulher se encontra. - Resultados fora dos valores de referência: Podem indicar problemas com a ovulação, gravidez ou risco de aborto espontâneo.

Lembre-se que um único exame pode não ser suficiente para um diagnóstico conclusivo; é comum repetir o exame para confirmar os resultados.

Voltar à Lista Completa