Atenção! Proquad® é para uso subcutâneo apenas.
Atenção!
A vacina deve ser administrada por via subcutânea em pacientes com distúrbios de sangramento (como trombocitopenia ou distúrbios de coagulação).
Este medicamento não deve ser administrado juntamente com outros medicamentos.
Em pacientes que receberam gamaglobulinas humanas ou transfusões de sangue, a vacinação deve ser adiada no mínimo por 3 meses, devido à probabilidade de falha da vacina, resultante dos anticorpos passivamente adquiridos.
O uso de salicilatos deve ser evitado por 6 semanas após cada vacinação, pois relatou-se síndrome de Reye após o uso desses medicamentos durante infecção natural por varicela.
Deve-se dar um intervalo de pelo menos um mês entre uma dose da Vacina sarampo caxumba e rubéola atenuada e uma dose da ProQuad®. Se por qualquer motivo uma segunda dose da vacina contendo vírus da varicela for necessária, deve-se dar um intervalo de pelo menos um mês entre a administração das duas doses.
A administração de imunoglobulinas (IG) concomitantemente com ProQuad® pode interferir com a resposta imunológica esperada. A vacinação deve ser postergada por pelo menos três meses após transfusões de sangue ou plasma, ou após administração de IG. No entanto, o intervalo apropriado sugerido entre a transfusão ou a administração de IG e a vacinação irá variar com o tipo da transfusão ou a indicação para IG e de sua dose.
Autoria principal: Flaviane Gecler (Farmácia Industrial e Hospitalar).
Revisão:
Carolina Jogaib (Farmácia Oncológica e Mestre em Farmacologia).
Priorix Tetra (vacina sarampo, caxumba, rubéola e varicela (atenuada)). Monique Lellis de Freitas. Rio de Janeiro: GlaxoSmithKline Brasil Ltda, 2021. Bula do medicamento.
ProQuad (vacina sarampo, caxumba, rubéola e varicela (atenuada)). Fernando C. Lemos. São Paulo: Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda., 2022. Bula do medicamento.