Créditos:
Dra. Elazir Mota - Rio de Janeiro/RJ
Descrição da imagem: Tomografia computadorizada do crânio sem contraste. Pequeno foco em crescente, hiperatenuante, na região parietal esquerda (seta vermelha), compatível com hematoma subdural agudo.
Hematoma subdural agudo: S angramento agudo no interior ou entre a borda interna da camada celular da dura-máter e aracnoide. Sua principal causa é o trauma (laceração das veias corticais em ponte quando elas cruzam o espaço subdural para drenar os seios durais). Na criança, em geral, isso ocorre por traumas não acidentais, enquanto no jovem adulto ocorre por trauma de alta energia/impacto e no idoso por quedas da própria altura.
Quadro clínico: E m geral, relacionado ao trauma e o paciente evolui com rebaixamento do nível de consciência e alterações pupilares. Os sintomas do hematoma subdural subagudo/ crônico é um pouco diferente, mais insidioso, sendo um dos diagnósticos diferenciais de demência.
Diagnósticos diferenciais: A largamento do espaço subdural (consequência de uma atrofia cerebral), empiema subdural, higroma subdural, artefatual.
Autoria principal: Elazir Mota (Radiologia, especialista em Radiologia Pediátrica).
Osborn AG, Hedlund GL, Salzman KL. Osborn's Brain. 2nd ed. Philadelphia: Elsevier, 2017.
Thust S, Burke C, Siddiqui A. Neuroimaging Findings in Sickle Cell Disease. Br J Radiol. 2014; 87(1040):20130699.
Datta S, Stoodley N, Jayawant S, et al. Neuroradiological aspects of subdural haemorrhages. Arch Dis Child. 2005; 90(9): 947-51.
Markwalder TM. Chronic subdural hematomas: a review. J Neurosurg. 1981; 54(5): 637-45.
Phuenpathom N, Choomuang M, Ratanalert S. Outcome and outcome prediction in acute subdural hematoma. Surgical Neurology. 1993; 40(1).