'
Definição: Documento que serve como referência médica para os trabalhadores de uma empresa, podendo auxiliar no destino profissional deste trabalhador. É legitimado pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que toda empresa com funcionários deve ter. O PCMSO visa à prevenção de doenças ocupacionais, à promoção da saúde dos trabalhadores e à adequação entre o trabalhador e sua função. O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) tem, portanto, a finalidade de atestar a adequação do funcionário à sua função.
Devem ser realizados exames médicos direcionados aos riscos ocupacionais e ambientais aos quais a função e a empresa expõem o funcionário. Além da anamnese, tanto exame físico quanto exames complementares podem ser necessários, de acordo com cada função e empresa.
O ASO normalmente é preenchido em um formulário da própria empresa. O modelo a seguir apresenta as sugestões da NR-7, a norma que regulamenta a atividade médica ocupacional.
Autoria principal: Renato Bergallo (Medicina de Família e Comunidade).
Revisão
: Philipp Oliveira (Medicina de Família e Comunidade).
Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Atestado médico: erática e ética. São Paulo: Cremesp, 2013.
Duncan BB, Schmidt MI, Giugliani ERJ. Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2022.
Gusso G, Lopes JMC. Tratado de Medicina de Família e Comunidade. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
Brasil (BR). Norma Regulamentadora No. 7 (NR-7). Programa de controle médico de saúde ocupacional. Brasília: MTE, 2013.