'
Definição: O Registro de Saúde Orientado por Problemas (ReSOAP) é um sistema estruturado de documentação clínica que organiza as informações de saúde de forma a facilitar o raciocínio clínico, a comunicação entre equipes multiprofissionais e a continuidade do cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS).
O Registro de Saúde Orientado por Problemas (ReSOAP) é uma metodologia de documentação clínica que visa organizar e manter informações de saúde dos pacientes de forma sistemática e contínua. Desenvolvido para aprimorar a qualidade do atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS), o ReSOAP tem os objetivos de facilitar o acesso rápido aos dados do paciente, apoiar a tomada de decisões clínicas e contribuir para a comunicação eficaz entre os membros da equipe de saúde.
Para compreender a metodologia do ReSOAP, é importante revisar alguns aspectos básicos relacionados ao registro médico em prontuário.
A estrutura do registro hospitalar tradicional apresenta limitações diante de certas características dos atendimentos na APS. O registro em prontuários dentro de hospitais tende a ser direcionado a diagnósticos específicos, não colocando muito enfoque em aspectos preventivos e longitudinais, por exemplo, uma vez que o paciente recebe alta.
O ReSOAP é composto por três áreas principais de registro: a Base de Dados da Pessoa, a Lista de Problemas e as Notas de Evolução Clínica (SOAP). As duas primeiras formam a "capa" do prontuário da pessoa, com as informações mais relevantes de serem revisadas a cada encontro com o paciente. As notas SOAP se referem aos registros de cada atendimento.
A base de dados da pessoa contém informações coletadas durante a história clínica inicial e os exames complementares. Geralmente registrada nas primeiras consultas, essa parte do registro serve como base para a elaboração da lista de problemas.
É importante definir o que é um "problema clínico" para decidir o que fará parte dessa lista. Um problema clínico é definido como qualquer condição que requeira ação da equipe de saúde e, consequentemente, motivará um plano de intervenção. Isso inclui sintomas, sinais, síndromes, exames complementares alterados e questões psicossociais.
Autoria principal:
Renato Bergallo (Medicina de Família e Comunidade).
Theotônio RC, Comissão de Educação Médica
Continuada CRM-DF. Prontuário médico do paciente: guia para uso prático. Brasília: Conselho Regional de Medicina; 2006.
Castro RCL. Registros clínicos na medicina de família e comunidade e na atenção primária à saúde: o registro médico orientado a problemas. PROMEF. Porto Alegre: Artmed; 2011.
Demarzo MMP, Oliveira CA, Gonçalves DA. Prática clínica na Estratégia Saúde da Família - organização e registro. São Paulo: UNA-SUS/UNIFESP; 2011.
Gusso G, Lopes, JMC. Registro de saúde orientado por problemas. In: Tratado de Medicina de Família e Comunidade: princípios, formação e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed; 2019.
Lima MV, Pellanda LC, Arús MA. Registros Médicos, Certificados e Atestados. In: Duncan BB, Schmidt MI, Giugliani ERJ, editores. Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências. 5 ed. Porto Alegre: Artmed; 2022.