'
Definição: Documento multiprofissional que resume o motivo da alta hospitalar, os procedimentos realizados e contém instruções para a continuidade da assistência à saúde.
A alta hospitalar é um ato médico, contudo todos os profissionais envolvidos no cuidado devem fazer o registro e as orientações.
Fazer em duas vias e guardar uma no prontuário.
O relatório de alta ficará mais completo se você relatar por que o paciente foi admitido, o que se descobriu, intercorrências hospitalares e o que se espera ou deseja na alta.
Autoria principal: Ronaldo Gismondi (Clínica Médica e Cardiologia).
Revisão:
Philipp Rosa de Oliveira (Médico de Família e Comunidade).
Parecer CREMEB n°40/09. O Relatório ou Informativo de Alta Hospitalar deve ter sua formatação elaborada pela direção médica da instituição de saúde, junto ao corpo clínico, de modo a atender a demanda e especificidade da unidade. Salvador: Cremeb; 2009.
Resolução CFM nº 2.056. Disciplina os departamentos de Fiscalização nos Conselhos Regionais de Medicina, estabelece critérios para a autorização de funcionamento dos serviços médicos de quaisquer naturezas, bem como estabelece critérios mínimos para seu funcionamento, vedando o funcionamento daqueles que não estejam de acordo com os mesmos. Brasília: CFM; 2013.
CONASS (BR). Portaria Nº 701, DE 29 DE SETEMBRO DE 2022. [Internet] Acessed on april 22, 2024.