'
Definição: Técnica para realização de lavagem gástrica na APS, indicada nos casos de ingestão de substâncias tóxicas para diminuir sua absorção pelo organismo.
É um procedimento de urgência e, quando indicado, deve ser realizado de maneira mais precoce possível. Quanto mais rápido for o início do procedimento, maiores são as possibilidades de sucesso na retirada da substância tóxica.
Por isso, as equipes de APS devem estar treinadas para a realização desse procedimento.
A lavagem gástrica não é necessária para ingestões pequenas a moderadas da maioria das substâncias, se o carvão ativado puder ser administrado prontamente. Veja mais em Intoxicação Exógena.
Pacientes que ingeriram quantidades ameaçadoras à vida de algum agente tóxico até 1 hora após a ingestão.
Reavaliar o paciente a cada 30 minutos ou menos, visto que o mesmo pode chegar acordado e evoluir para o coma;
Providenciar serviço de remoção para o encaminhamento do paciente para um serviço de emergência, o mais rápido possível.
Autor(a) principal: Renato Bergallo (Medicina de Família e Comunidade).
Revisor(a): Mariana Sobreiro (Clínica Médica e Geriatria).
Ministério da Saúde (BR). Caderno de Atenção Primária. Procedimentos. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
Mayeaux EJ. Guia ilustrado de procedimentos médicos. Porto Alegre: Artmed, 2012.
Duncan BB, Schmidt MI, Giuliani ERJ. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 3a ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
Gusso G, Lopes JMC. Tratado de Medicina de Família e Comunidade. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.