'
Definição: O autoteste para Covid-19 é um modelo de teste rápido no qual o próprio indivíduo adulto realiza a coleta do material, executa o exame e interpreta o resultado.
Sinônimos: Autoteste rápido de Covid-19; Autoteste de antígeno - Covid-19; Autoteste de Covid-19 (Antígeno); Autoteste Covid-19 Ag; AT-Ag.
São testes de execução simples e rápida, desenvolvidos de modo que todas as etapas do teste (coleta, execução e interpretação do resultado) possam ser realizadas por indivíduos leigos, sem a necessidade do auxílio/supervisão de um profissional da saúde.
Os autotestes para Covid-19 têm, como base, o teste rápido de antígeno. Em linhas gerais, o autoteste é um teste qualitativo, realizado em material de secreção nasal, por método imunocromatográfico, para a detecção direta de partículas (antígenos) do SARS-CoV-2.
Ele pode ser comercializado em farmácias, drogarias, distribuidoras de medicamentos ou estabelecimentos de produtos médicos, regularizados junto à vigilância sanitária, podendo ser realizado em casa ou em local de escolha do paciente.
De um modo geral, os autotestes apresentam sensibilidade variada e um pouco inferior à dos outros testes diretos disponíveis (teste rápido de antígeno e RT-PCR), exibindo, entretanto, uma elevada especificidade.
No Brasil, eles possuem caráter estritamente de triagem/orientação, não sendo aprovados para fins diagnósticos.
Figura 1. Adaptada de
:
Instruções de uso - Autoteste Covid-19 (Ministério da Saúde)
Figura 2. Adaptada de:
Instruções de uso - Autoteste Covid-19 (Ministério da Saúde)
Figura 3. Adaptada de:
Instruções de uso - Autoteste Covid-19 (Ministério da Saúde)
Figura 4. Adaptada de:
Instruções de uso - Autoteste Covid-19 (Ministério da Saúde)
Figura 5. Adaptada de:
Instruções de uso - Autoteste Covid-19 (Ministério da Saúde)
Figura 6. Adaptada de:
Instruções de uso - Autoteste Covid-19 (Ministério da Saúde)
30 minutos é o tempo máximo para interpretação.
Figura 7. Adaptada de
:
Instruções de uso - Autoteste Covid-19 (Ministério da Saúde)
Figura 8. Adaptada de:
Instruções de uso - Autoteste Covid-19 (Ministério da Saúde)
Figura 9. Adaptada de:
Instruções de uso - Autoteste Covid-19 (Ministério da Saúde)
Não reagente.
Os autotestes foram aprovados no Brasil, exclusivamente, para fins de triagem. Dessa forma, eles não devem ser utilizados para fins diagnósticos, de licença médica ou para apresentação de teste negativo em viagens internacionais.
Um resultado positivo deve ser confirmado por um outro teste realizado em uma unidade de saúde habilitada (hospital, laboratório clínico, posto de saúde, farmácia).
Apesar da coleta nasal ser um procedimento simples, de baixo risco e não invasivo, pode haver, mesmo que pequeno, um risco de trauma da mucosa nasal.
Em linhas gerais, sua sensibilidade é inferior à do teste rápido de antígeno de uso profissional e a do RT-PCR.
Um resultado negativo não exclui, de maneira definitiva, a possibilidade de infecção.
A formação de uma linha vermelha de intensidade fraca (clara) na região teste (T), em alguns casos (ex.: carga viral baixa, amostra de baixa qualidade), pode ocorrer. Em um teste válido, o aparecimento dessa linha na região "T", em qualquer intensidade, deve ser interpretado como positivo (reagente).
Por ter uma leitura visual, sua interpretação apresenta algum grau de subjetividade.
De uma maneira geral, após a aplicação das gotas no dispositivo, o teste deve ser interpretado entre 15 e 30 minutos. Após esse período, o resultado deve ser considerado inválido.
A coleta de amostra de swab nasal não profunda, como recomendado nos autotestes, pode impactar na sensibilidade do exame.
Esse tipo de teste inviabiliza a validação de novos lotes do produto.
Resultados falso-negativos e falso-positivos, embora raros, podem ocorrer, o que é uma característica do método.
As instruções de uso (ex.: material biológico, componentes, forma de coleta, quantidade de gotas aplicadas, tempo de leitura etc.) e o desempenho analítico podem apresentar variações de acordo com cada fabricante.
Menores de 14 anos ou pessoas com necessidades especiais devem realizar o teste com a supervisão ou auxílio de um adulto.
Por ser um teste qualitativo, não pode ser estabelecida uma correlação direta entre a intensidade da reação (cor vermelha da linha) com a carga viral/concentração do antígeno.
Autoria principal: Pedro Serrão Morales (Patologia Clínica e Medicina Laboratorial).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Anvisa aprova o registro do primeiro autoteste para Covid-19 no Brasil [Internet]. (Acesso em 06 abr 2022).
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Autoteste para Covid-19 depende de definição de política pública [Internet]. (Acesso em 06 abr 2022).
Autoteste COVID Ag Detect. Eco Diagnóstica Ltda. Edição: 003/2022. Bula de fabricante.
Lindner AK, et al. SARS-CoV-2 patient self-testing with an antigen-detecting rapid test: a head-to-head comparison with professional testing. medRxiv, 2021.
Ministério da Saúde (BR). Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 (PNE-Teste), 2a ed. [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2022 (Acesso em 06 abr 2022).
Novel Coronavirus (Covid-19) Autoteste Antígeno. Bioscience (Tianjin) Diagnostic Technology Co., Ltd. Bula de fabricante.
Panbio™ COVID-19 Antigen Self-Test. Abbott Rapid Diagnostics Jena GmbH. Rev. No. 41FK-ST-01-PT-LA-A2. Bula de fabricante.
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Autoteste para covid-19: Posicionamento da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial [Internet] (Acesso em 06 abr 2022).
Stohr JJJM, et al. Self-testing for the detection of SARS-CoV-2 infection with rapid antigen tests for people with suspected COVID-19 in the community. Clin Microbiol Infect. 2021 Aug 4:S1198-743X(21)00434-1.