' Dosagem Sérica de Vancomicina - Prescrição
Conteúdo copiado com sucesso!

Dosagem Sérica de Vancomicina

Voltar

Definição: A Vancomicina é um antibiótico glicopeptídico, especialmente eficaz contra a maioria das bactérias gram-positivas.

Sinônimos: Nível Sérico de Vancomicina; Cloridrato de Vancomicina.

Ela apresenta ação bactericida, sendo capaz de interferir na síntese da parede celular. Circula ligado a proteínas plasmáticas (cerca de 55%), com meia-vida de 4-8 horas e volume de distribuição de 0,62-0,80 L/kg.

As concentrações de vale da Vancomicina são as mais indicadas para se avaliar a monitorização terapêutica, notadamente depois que o estado de equilíbrio é atingido (logo após a 4 a dose). Já os níveis de pico podem auxiliar na avaliação farmacocinética da droga ou em alguns casos selecionados.

Seus efeitos colaterais tóxicos principais incluem nefro e ototoxicidade. Uma infusão venosa rápida pode causar uma liberação exagerada de histamina, o que pode desencadear a "síndrome do homem vermelho" e/ou hipotensão grave.

    Indicações: [cms-watermark]
  • Monitorização dos níveis terapêuticos e de toxicidade; [cms-watermark]
  • Individualização da dose medicamentosa; [cms-watermark]
  • Acompanhamento de pacientes em uso concomitante de Vancomicina e outras drogas nefro/ototóxicas (ex.: aminoglicosídeos); [cms-watermark]
  • Indivíduos em uso de Vancomicina com mudança repentina da função renal; [cms-watermark]
  • Pacientes em uso de altas doses de Vancomicina. [cms-watermark]

Como solicitar: Dosagem Sérica de Vancomicina.

  • Orientações ao paciente: não há necessidade de nenhum preparo específico. Informar data, hora e dose da última infusão;
  • Tubo para soro, sem gel separador (tampa vermelha/amarela). Após a coleta, aguardar a devida retração do coágulo, centrifugar e aliquotar o soro. Manter a amostra sob refrigeração (2 a 8°C) ou congelada (-20°C), a depender das orientações pré-analíticas do laboratório clínico executante:
    • Observação: Para avaliar as concentrações séricas de pico, recomenda-se coletar o sangue após 15 a 60 minutos do término da última dose. Para concentrações de vale, proceder a coleta imediatamente antes da próxima dose.
  • Material: sangue;
  • Volume recomendável: 2,0 mL.
    Níveis terapêuticos: [cms-watermark]
  • Pico: 20 a 40 micrograma/mL; [cms-watermark]
  • Vale: 5 a 10 micrograma/mL. [cms-watermark]

Observação: Os valores de referência para a Vancomicina podem variar de acordo com o laboratório clínico e a metodologia utilizada. [cms-watermark]

Suas concentrações podem variar conforme o sexo, idade, peso e função renal.

A concentração sérica pode não guardar uma boa correlação com a eficácia da terapia e/ou toxicidade.

Os níveis terapêuticos devem ser correlacionados e guiados pela concentração inibitória mínima (MIC) do patógeno, por meio de técnicas microbiológicas.

A presença de anticorpos heterófilos ou de anticorpos humanos anticamundongo (HAMA) pode levar a resultados falsamente diminuídos.

    Aumento: Terapia com Vancomicina associada a:
  • Administração de dose excessiva;
  • Insuficiência renal.
    Diminuição: Terapia com Vancomicina associada a:
  • Administração de dose insuficiente.

Autoria principal: Pedro Serrão Morales (Patologia Clínica e Medicina Laboratorial).

David GN, et al. The Sanford Guide to Antimicrobial Therapy 2018. 48th ed. Sperryville: Antimicrobial Therapy, 2018.

Jacobs DS, DeMott WR, Oxley DK. Jacobs & DeMott Laboratory Test Handbook With Key Word Index. 5th ed. Hudson: Lexi-Comp Inc., 2001.

Rybak M, et al. Therapeutic drug monitoring of vancomycin in adult patients: A consensus review of the American Society of Health-System Pharmacists, the Infectious Diseases Society of America, and the Society of Infectious Diseases Pharmacists. Am J Health Syst Pharm. 2009; 66:82-98.

Vancocina CP (Cloridrato de Vancomicina). Sidnei Bianchini Junior. Cosmópolis: Antibióticos do Brasil Ltda., 2014. Bula de remédio.