'
Definição: O cádmio é um metal de transição tóxico, da mesma família do mercúrio e zinco. Muito usado na indústria para a fabricação de pilhas, baterias, cerâmicas, soldas, ligas. Neste exame, o cádmio é dosado em uma amostra isolada de urina ( spot ), corrigido pela creatinina urinária.
Sinônimos: Relação Cádmio/Creatinina - Amostra Isolada de Urina; Relação Cádmio/Creatinina - Spot Urinário; Cádmio/Creatinina - Amostra Isolada de Urina.
Sua principal forma de contaminação se dá pela exposição ocupacional, através da inalação direta ou de seus compostos. O tabagismo é o maior fator de exposição na população em geral.
A intoxicação aguda pode desencadear uma pneumonite química (quando inalado), associado à falência hepática. Na exposição crônica, ocorre uma progressiva perda da função renal, com proteinúria decorrente de lesões tubulares e glomerulares.
Apresenta propriedades neurotóxicas e cancerígenas (próstata, pulmão, pâncreas). O cádmio é um metal cumulativo, com meia-vida biológica de eliminação longa, podendo superar os 20 anos.
O cádmio também pode ser dosado no sangue e na urina de 24 horas.
Já a creatinina
é uma substância que é formada a partir da degradação da creatina
no sangue. Em condições fisiológicas, de maneira espontânea, a creatina perde água, formando a creatinina.
Ela é excretada na urina de maneira quase uniforme e constante [livremente filtrada nos glomérulos, não sendo reabsorvida (em condições normais), apresentando uma pequena secreção tubular proximal].
Devido a essa característica, a creatinina é frequentemente utilizada como um fator de correção em amostras isoladas de urina.
Indicação:
Avaliação da exposição e toxicidade pelo cádmio.
Como solicitar:
Relação Cádmio/Creatinina - Urina (Amostra Isolada).
Atenção!
O IBE/SC da Norma Regulamentadora nº 07 (NR-07) foi determinado a partir da relação cádmio/creatinina em uma amostra isolada de urina, coletada a qualquer momento.
Atenção!
A NR-07 não estabelece valores de referência para indivíduos não expostos.
Uma vez que a exposição é interrompida, seus níveis urinários podem não ser um bom indicador das concentrações residuais.
Seus níveis aumentam com a idade, bem como em tabagistas.
A coleta de urina por meio de sonda vesical pode elevar falsamente as concentrações de cádmio, já que a borracha utilizada na sua fabricação pode conter traços desse elemento.
Existe uma variação diurna da creatinina, diminuindo sua excreção de 30-50% à noite.
O uso de Dipirona pode interferir nas dosagens de creatinina em algumas metodologias.
Bilirrubinas, em altas concentrações, podem reduzir a creatinina em algumas metodologias.
Aumento:
Intoxicação; exposição ocupacional; tabagismo; idade avançada.
Diminuição:
Não se aplica.
Autoria principal: Pedro Serrão Morales (Patologia Clínica e Medicina Laboratorial).
Jacobs DS, DeMott WR, Oxley DK. Jacobs & DeMott Laboratory Test Handbook With Key Word Index. 5th ed. Hudson, OH: Lexi-Comp Inc, 2001.
Ministério do Trabalho e Emprego (BR). Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. NR nº 07, de 29 de dezembro de 1994. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 1994 (Alterado pela Portaria MTP nº 567, de 10 de março de 2022).
Prista J, Uvs AS. A utilização de indicadores biológicos em Saúde Ocupacional. Rev Port Saude Publ. 2006; 6:45-54.
Rifai N, Horwath AR, Wittwer CT, eds. Tietz Textbook of Clinical Chemistry and Molecular Diagnostics. 6th ed. St. Louis: Elsevier, 2018.
Wang M, Chen Z, Song W, et al. A review on Cadmium Exposure in the Population and Intervention Strategies Against Cadmium Toxicity. Bull Environ Contam Toxicol. 2021; 106(1):65-74.