A Feniletilamina (FEA) é uma amina biotiva produzida a partir da descarboxilação enzimática do aminoácido fenilalanina. Além de ser sintetizada no organismo de mamíferos, a FEA também é produzida por determinados fungos e bactérias, bem como pode ser encontrada em grandes quantidades em alguns alimentos de origem vegetal (principalmente o cacau). Uma vez dentro do organismo, a FEA é rapidamente absorvida, atravessa a barreira hematoencefálica e atua como um estimulante do sistema nervoso central (SNC), aumentando a sensação de bem-estar.
Estudos demonstram que a suplementação com a FEA tem se mostrado benéfica para o tratamento da depressão, ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), além de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.
Mecanismo de ação: Gera acúmulo de dopamina no cérebro por aumentar os níveis de dopamina e bloquear a ação dos transmissores, inibindo seu deslocamento para fora do órgão.
Não foram encontradas sugestões de dose. A dosagem de ser ajustada conforme a concentração do extrato disponível.
Feniletilamina.
Autoria Principal:
Francisco Damasceno (Farmácia Industrial e Magistral Alopática).
Feniletilamina Cloridrato. São Paulo: Gamma Comércio Importação e Exportação Ltda. Folheto Técnico. (Acesso em 14 out 2022).
Beta Feniletilamina Cloridrato. Santa Catarina: Active Pharmaceutica Importadora e Distribuidora de Insumos Farmacêuticos. Folheto Técnico. (Acesso em 14 out 2022).