É um ingrediente natural encontrado em inúmeras espécies vegetais, sendo que a casca da uva é especialmente rica em Resveratrol. Atua como antioxidante natural protegendo o corpo do envelhecimento celular e aumentando a longevidade.
Por sua ação inibitória da agregação plaquetária, pela possibilidade de combater o colesterol LDL e melhorar a flexibilidade dos vasos sanguíneos, pode ser indicado na prevenção de distúrbios cardiovasculares.
Estudos mostram que topicamente o Resveratrol estimula a proliferação de fibroblastos e contribui para o aumento da concentração de colágeno III, o que proporciona mais firmeza e elasticidade cutânea. Apresenta também afinidade por receptores da proteína estrogênica (ERα e ERβ), contribuindo assim para o estímulo da produção de colágeno dos tipos I e II.
Demonstra, ainda, atividade clareadora, pois a capacidade quelante do Resveratrol também pode ser usada na modulação da atividade da tirosinase, através do íon Cu 2+ no centro reativo da tirosinase.
O Resveratrol também tem a capacidade de limitar a acne vulgar devido a sua ação antibacteriana contra o
Propionibacterium acnes
e de reduzir a produção de sebo.
Topicamente pode ser prescrito na forma de gel, sérum, gel-creme e creme.
Autoria principal: Francisco Damasceno (Farmácia Industrial e Magistral Alopática).
Resveratrol. São Paulo: SM Empreendimentos Farmacêuticos Ltda. Folheto Técnico. (Acesso em 12 dez 2022).
Resveratrol as an active ingredient for cosmetic and dermatological applications: a review Review J Cosmet Laser Ther, 2019;21(2):84-90.
Batistuzzo JAO, Itaya M, Eto Y. Formulário Médico Farmacêutico. 6ª ed. Revisada e Ampliada. São Paulo: Altheneu, 2021.