O Subgalato de bismuto é um metal pesado, relativamente insolúvel, de pobre absorção e forte poder adstringente. Topicamente age como emoliente, adstringente e antisséptico. Os compostos de Bismuto apresentam ação direta sobre as bactérias, bem como habilidade em interferir sobre a aderência do micro-organismo ao epitélio.
Estudos demonstraram que esse metal pesado atua na cascata da coagulação, por meio da via extrínseca, especificamente no fator XII ou Hageman, causando, assim, uma aceleração na atividade hemostática. Além dessa comprovação laboratorial, acredita-se em seu efeito adstringente sobre a área cruenta.
Por via oral, o Subgalato de bismuto adsorve água extra no intestino grosso, bem como toxinas; forma uma camada protetora na mucosa intestinal.
Pode ser prescrito para uso oral (cápsula dura) ou tópica associada a outros ativos (pó, pomada, talco e creme).
Autoria principal: Francisco Damasceno (Farmácia Industrial e Magistral Alopática).
Cutisanol (Subgalato de bismuto + Óxido de zinco + Iodeto de timol). Rafael Nunes Princesval. Rio de Janeiro: Instituto Biochimico Ind. Farm. Ltda., 2022. Bula do medicamento.
Bismuth subgallate: Drug Information. Lexicomp Online, Pediatric and Neonatal Lexi-Drugs Online, Hudson, Ohio: Wolters Kluwer Clinical Drug Information Inc., 2022.
Batistuzzo JAO, Itaya M, Eto Y. Formulário Médico Farmacêutico. 6a ed. Revisada e Ampliada. São Paulo: Altheneu, 2021.
Mofina FD, et al. A eficácia do Subgalato de Bismuto em tonsilectomias como agente hemostático. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia. 2000; 66(3):194-197.