'
Definição: A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por vírus RNA do gênero Flavivirus.
Vacina contra a dengue:
A introdução da vacina contra a dengue no Calendário Nacional de Vacinação ocorreu pela primeira vez em fevereiro de 2024, atendendo inicialmente 521 municípios de 37 regiões de saúde do Brasil. Essa medida foi tomada devido à limitação da produção e fornecimento da vacina. Novos municípios serão contemplados em 2025.
Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalização por dengue, seguido por idosos. Esse é um recorte que reúne o maior número de regiões de saúde. Serão realizadas duas doses, com intervalo de 3 meses entre elas. A inclusão da vacina no Programa Nacional de Imunizações do SUS busca complementar as estratégias de controle da dengue, priorizando regiões com alta incidência da doença. A vacina é disponibilizada na rede privada.
Apesar desse avanço, o controle do vetor
Aedes aegypti
continua sendo a principal estratégia para prevenir a dengue e outras arboviroses urbanas, como chikungunya e Zika. Esse controle é realizado por meio de ações integradas de manejo de vetores e medidas preventivas nos domicílios.
Autoria principal: Renata Carneiro da Cruz (Pediatra pela UERJ e SBP).
Revisão:
Gabriela Guimarães Moreira Balbi (Pediatria pela UFPR e Reumatologia Infantil pela UNIFESP).
Ministério da Saúde (BR). Nota Técnica nº 81/2024 CGIRF/DPNI/SVSA/MS [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2024 [citado em 19 dez 2024].
Ministério da Saúde (BR). Ministério da Saúde entrega nova remessa de vacinas da dengue [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2024 [citado em 19 dez 2024].
Ministério da Saúde (BR). Dengue: diagnóstico e manejo clínico – adulto e criança [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2024 [citado em 19 dez 2024].
Ministério da Saúde (BR). Dengue [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2024 [citado em 19 dez 2024].
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Fluxograma de classificação de risco e manejo do paciente com suspeita de dengue. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Dengue: diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança [recurso eletrônico]. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
Prefeitura da cidade de São Paulo (BR). Arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika. [internet]. (Acesso em 2 mar 2021).
Governo do Estado de São Paulo (BR). Diretrizes para a prevenção e controle das arboviroses urbanas no estado de São Paulo. São Paulo: Governo do estado de São Paulo, 2017.
Busato MA, Corralo VS, Guarda C, et al. Evolução da Infestação por Aedes Aegypti (Diptera: Culicidae) nos Municípios do Oeste do Estado de Santa Catarina. Rev Saúde Públ SC. 2014; 7(2):107-18.
Ministério da Saúde (BR). Fundação Nacional de Saúde. Dengue: aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento. Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2002.