'
Definição: Dermatite atópica (DA), ou eczema atópico, é um quadro inflamatório da pele, que cursa com coceira, tem curso crônico (prolongado), recidivante e tem lesões de pele com formas e distribuição típicas, principalmente nas áreas de extensão.
Atenção!
O banho deve ser morno a frio, durando 5-10 minutos, sem bucha. Tomar banho com sabonete apenas 1x/dia.
Observação!
Os preços dos produtos de hidratação e tratamento variam muito no mercado. É importante conversar com o paciente sobre produtos que realmente sejam viáveis e com preços que caibam em seu orçamento.
Importante!
Para mais informações sobre tratamento e prescrição, acesse Condutas Pediátricas
e prescrição de Dermatite Atópica
em Pediatria.
A doença tem um curso crônico, com exacerbações e remissão, sendo necessário o acompanhamento pelo pediatra geral ou medicina de família. Enquanto nos casos moderados a graves, é importante o acompanhamento em conjunto por dermatologista e alergistas pediátricos.
Atentar para o fato de quanto mais precoce o início da doença, mais grave provavelmente será o curso da mesma.
Parágrafo de texto.
Autoria principal: Renata Carneiro da Cruz (Pediatria pela UERJ e SBP).
Revisão:
Gabriela Guimarães Moreira Balbi (Pediatria pela UFPR e Reumatologia Infantil pela UNIFESP).
Antunes AA, Solé D, Carvalho VO, et al. Guia prático de atualização em dermatite atópica – Parte I: etiopatogenia, clínica e diagnóstico. Posicionamento conjunto da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Arq Asma Alerg Imunol. 2017; 1(2):131-56
Ministério da Saúde (BR). Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Dermatite Atópica. Portaria Conjunta SAES/SECTICS nº 34, de 2023 [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2023 [citado em 19 dez 2024].
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Conjunta SAES/SECTICS nº 34: Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dermatite Atópica [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2023 [citado em 20 jan 2025].
Carvalho VO, Solé D, Antunes AA, et al. Guia prático de atualização em dermatite atópica – Parte II: abordagem terapêutica. Posicionamento conjunto da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Arq Asma Alerg Imunol. 2017; 1(2):157-82.
Abagge KT. Dermatite atópica – o que o pediatra deve saber [internet] . Sociedade Brasileira de Pediatria, 2012.
Neto HJC. Diretrizes da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia e Sociedade Brasileira de Pediatria para sibilância e asma no pré-escolar Arq Asma Alerg Imunol. 2018; 2(2):163-208.
Rubini NPM, Wandalsen GF, Rizzo MCV, et al. Guia prático sobre controle ambiental para pacientes com rinite alérgica. Arq Asma Alerg Imunol. 2017;1(1):7-22.
Comissão de Asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Grupo de Trabalho das Diretrizes para Asma da SBPT. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para o Manejo da Asma - 2012. J Bras Pneumol. 2012; 38(Suppl 1):S1-46.
Takemoto CK. Pediatric & Neonatal Dosage Handbook 2018-2019. Lexicomp, 2018.
Cloridrato de hidroxizina. Jadir Vieira Junior. Juiz de Fora: Medquímica Indústria Farmacêutica Ltda, 2016. Bula de remédio.