' Febre Reumática - Prescrição
Conteúdo copiado com sucesso!

Febre Reumática

Voltar

Definição: Doença causada pela infecção do estreptococo beta hemolítico do grupo A (EBGA) na via aérea superior. Por conta de um distúrbio no sistema imunológico o paciente passa a produzir anticorpos direcionados para outras as partes do corpo.

    Quais são os sintomas da febre reumática?
  • A febre reumática ocorre cerca de três semanas após a infecção de garganta. Os principais sintomas são artrite de várias articulações (poliartrite), febre, dor nas juntas, lesões avermelhadas na pele, inflamação no coração e problemas neurológicos com distúrbio dos movimentos.
    Como é feito o diagnóstico de febre reumática?
  • O diagnóstico é clínico. Alguns exames de laboratório ajudam no diagnóstico, e outros são necessários para confirmar a infecção passada pela bactéria. Muitas vezes o diagnóstico é feito muitos anos após a fase aguda da doença, através de uma avaliação de lesão das válvulas cardíacas.
    Qual a idade mais comum do aparecimento da febre reumática?
  • A febre reumática costuma aparecer na infância até a adolescência, geralmente dos 6-16 anos, concomitante com o período de maior incidência da infecção pelo estreptococo.
    A febre reumática pode deixar sequelas?
  • As principais sequelas deixadas pela febre reumática são as cardíacas. A doença causa problemas principalmente na válvula mitral e aórtica. As manifestações neurológicas são de longa duração, mas costumam reverter com o tempo
    Em caso de febre reumática, o que fazer?
  • Caso a doença se instale, ela deve ser tratada conforme orientação médica. Os pacientes devem receber profilaxia com Penicilina benzatina até os 21 anos. Caso haja lesões cardíacas, a profilaxia é necessária até os 25 anos de idade (lesões leves) ou até os 40 anos (lesões graves). Uma vez com febre reumática, há maior chance de a doença recorrer com uma nova infecção de garganta.
    Caso haja lesão das válvulas cardíacas, qual seria o tratamento?
  • Algumas lesões leves demandam apenas acompanhamento. O uso do antibiótico para prevenir novas infecções é importante, uma vez que podem piorar a lesão valvar. Lesões mais graves podem necessitar inclusive de cirurgia cardíaca para troca de válvula.
    É possível prevenir a febre reumática?
  • É possível prevenir o aparecimento da doença tratando a infecção de garganta com Penicilina benzatina. O tempo do aparecimento da infecção até a administração da medicação com segurança para prevenir a febre reumática é de 9 dias.

Autor(a) principal: Gabriel Quintino Lopes (Clínica Médica e Cardiologia).

    Equipe adjunta:
  • Daniele Tokars Zaninelli (Clínica Médica e Endocrinologia);
  • Gustavo Guimarães Moreira Balbi (Clínica Médica e Reumatologia);
  • Lívia Pessôa de Sant'Anna (Clínica Médica e Hematologia);
  • Maikel Ramthun (Clínica Médica, Nefrologia e Medicina Intensiva).

Barbosa PJB, Müller RE, Latado AL, et al. Diretrizes brasileiras para diagnóstico, tratamento e prevenção da febre reumática da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Arq Bras Cardiol 2009;93(3 supl.4):1-18.

Rammelkamp CH Jr, Stolzer BL. The latent period before the onset of acute rheumatic fever. Yale J Biol Med 1961; 34:386.

Gerber MA, Baltimore RS, Eaton CB, et al. Prevention of rheumatic fever and diagnosis and treatment of acute streptococcal pharyngitis: a scientific statement from the American Heart Association Rheumatic Fever, Endocarditis, and Kawasaki Disease Committee of the Council on Cardiovascular Disease in the Young, the Interdisciplinary Council on Functional Genomics and Translational Biology, and the Interdisciplinary Council on Quality of Care and Outcomes Research: endorsed by the American Academy of Pediatrics. Circulation 2009; 119:1541.

Webb RH, Grant C, Harnden A. Acute rheumatic fever. BMJ 2015; 351:h3443.