1. Atropina a 1% (colírio) de 24/24 horas; nos casos de ambliopia leve a moderada em associação com hipermetropia (20/100 ou melhor), além da oclusão da lente positiva com tempo de tratamento a ser avaliado por oftalmologista.
1.Tratar inicialmente qualquer opacidade de meio que produza privação visual. A mais comum é a catarata congênita, que deve ser operada, e iniciada a terapia com oclusão do olho não ambliópico.
2. Correção apropriada com óculos (refração cicloplégica com prescrição completa ou parcial, com redução simétrica em ambos os olhos).
3. Oclusão : tampar o olho com melhor visão corrigida para estimular o uso do olho amblíope. O regime de horas dependerá da idade do paciente e da gravidade da ambliopia. Curativos adesivos colocados diretamente sobre o olho são mais efetivos.
4. Pode ser usada também lente positiva alta para borrar a imagem. Se a criança apresentar alto grau de miopia, as lentes negativas do olho preferencial podem ser removidas.
5. Tratamento da ambliopia anisometrópica: efetuar a correção apropriada com óculos ou lentes de contato na menor idade possível (idealmente antes de 5 anos).