Definição: A dor nas mamas, sintoma comum predominante em mulheres na menacme, é associada, majoritariamente, a alterações benignas, podendo ser classificada em três categorias: cíclica, acíclica e extramamária. Correlaciona-se com malignidade em menos de 2% dos casos.
Quadro clínico: Dor, aumento de sensibilidade e ingurgitamento mamário.
Mastalgia cíclica: Quando a dor ocorre na fase lútea tardia, ou seja, na semana anterior à menstruação. É frequentemente bilateral e mais grave no quadrante superior lateral das mamas. Esse quadro relacionado com o período menstrual chama-se mastodinia . Pode estar presente na síndrome pré-menstrual.
O ponto-chave no exame de uma mulher com dor na mama é procurar sinais sugestivos de malignidade, como massa, ausência de mobilidade da massa, alterações na pele ou descarga papilar sanguinolenta ou em água de rocha.
Idealmente, o exame deve ser realizado após a menstruação, devendo a mama ser examinada à procura de sinais de inflamação ou infecção, o que sugeriria mastite.
A mastalgia é um sintoma associado a alterações benignas da mama, no entanto esse sintoma pode ser causa de extrema angústia para a mulher devido ao temor do câncer de mama. Dessa forma, o maior objetivo na abordagem diagnóstica dessa condição é excluir qualquer relação com malignidade. Se necessário, podem ser solicitados exames de imagem.
O diagnóstico é clínico e de exclusão.
Realizar a abordagem terapêutica sugerida e sempre reavaliar a paciente em torno de 2-3 meses para excluir ou tratar a dor recorrente/persistente. Orientações gerais sobre atividade física são sempre bem-vindas.
O primeiro passo da conduta é orientar a paciente e esclarecer sobre a benignidade do quadro. A informação e a tranquilização já resolvem a maioria dos casos. Se a mastalgia for incapacitante, alterando a qualidade de vida da paciente, deve-se considerar a terapêutica medicamentosa.
Apoio para as mamas:
O uso de sutiã ou top bem ajustado para melhor apoiar a mama é amplamente recomendado.
Compressas:
Algumas mulheres obtêm alívio com a aplicação de compressas geladas e massagem suave. Para aquelas que amamentam, recomendam-se compressas geladas durante a fase obstrutiva.
Medicamentos:
O Paracetamol ou um anti-inflamatório não esteroidal (AINE), ou ambos, podem ser usados para aliviar a dor na mama. Os AINEs tópicos também são úteis. Estudos randomizados demonstraram melhora significativa em pacientes tratadas com Diclofenaco em gel.
Não existe indicação de tratamento cirúrgico para mastalgia.
A terapia hormonal na pós-menopausa que provoca dor intolerável
na mama deve ser diminuída ou interrompida.
Não está claro se os contraceptivos orais causam ou aliviam a mastalgia cíclica. Diminuir a dose de estrogênio em um regime contraceptivo oral pode ser eficaz no controle da dor na mama.
Exercícios físicos, dieta hipossódica, com baixo teor de gordura e a redução do consumo de cafeína podem ajudar a diminuir as crises de mastalgia.
Autoria principal: Mariana Conforto (Ginecologia).
Di Florio-Alexander RM, Slanetz PJ, Moy L, et al. ACR Appropriateness Criteria
®
Breast Pain. J Am Coll Radiol. 2018; 15(11S):S263-75.
Fernandes CE, Sá MFS.
Tratado de Ginecologia da FEBRASGO. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2019.
Holbrook AI. Breast Pain, A Common grievance: guidance to radiologists. AJR Am J Roentgenol. 2020; 214(2):259-64.
Cornell LF, Sandhu NP, Pruthi S, et al. Current management and treatment options for breast pain. Mayo Clin Proc. 2020; 95(3):574-80.
Singh DD, Dharanipragada KDS, Manikandan S. Oral versus topical tamoxifen in cyclical mastalgia-A randomized controlled trial. Breast J. 2020; 26(4):743-7.
Peter C, Alec M, Botsikas D, et al. Mastodynies: prise en charge et connaissances actuelles [Mastalgia: management and state of the art]. Rev Med Suisse. 2022; 18(764-5):83-7.
ElSherif A, Valente SA. Management of Mastalgia. Surg Clin North Am. 2022; 102(6):929-946.
Novita G, Millen E, Frasson A, et al. Doenças da mama: guia de bolso baseado em evidências. 3. ed. Rio de Janeiro: Atheneu; 2022.
Facina G, Oliveira VM; Sociedade Brasileira de Mastologia, et al. Diretrizes em Mastologia. Rio de Janeiro: SBM; 2022.
Sinha MK, Barman A, Sahu S, et al. Tamoxifen in Mastalgia: A Meta-Analysis. J Obstet Gynaecol Can. 2022 Oct; 44(10):1084-1094.