Para mais informações quanto ao manejo específico da causa, acesse o conteúdo da abordagem completa de Tosse, Broncorreia e Hemoptise.
2. Corticosteroides: A prescrição de corticosteroides e a dose adequada será com base na causa ou na doença do trato respiratório do paciente.
3. Antibioticoterapia: O tratamento deve levar em conta a proporcionalidade de cuidados, o foco da infecção e o agente infeccioso causador.
4. Broncodilatadores: Para mais informações quanto a doses e a indicações, acsse os conteúdos específicos de Crise Asmática , Exacerbação DPOC e Broncoespasmo .
Observação: Dependendo da causa e da proporcionalidade do caso, avaliar corticoterapia com Dexametasona 6-10 mg/dia, radioterapia hemostática, quimioterapia paliativa, broncofibroscopia com fotocoagulação, embolização ou antibioticoterapia.
A hemoptise maciça costuma ser o evento final em pacientes em cuidados paliativo. Portanto, o tratamento farmacológico com
S
edação Paliativa
é o mais proporcional no contexto domiciliar. As nebulizações acima descritas podem contribuir para o conforto, mas diante de altos volumes, podem ser mais desconfortantes. Para mais informações, acesse
Sedação Paliativa.