' HPV - Prescrição
Conteúdo copiado com sucesso!

HPV

Voltar

Definição: Vacina não viva contra o HPV recombinante contendo antígenos do papilomavírus humano (HPV). [cms-watermark]

Indicações Meninas e meninos de 9 a 14 anos
Dose 0,5 mL (dose única para a população geral)
Via/Local [cms-watermark]
Intramuscular/ Músculo deltoide direito [cms-watermark]
Esquema vacinal Crianças até 14 anos: dose única*/
Adolescentes > 14 anos e adultos até 45 anos: três doses, com intervalo de 0, 2 e 6 meses

*Exceções (definidas pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Sociedade Brasileira de Imunizações): Pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana (HIV)/síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS); transplantados e pacientes oncológicos (na faixa etária de 9 a 26 anos) devem receber três doses, com esquema 0, 2 e 6 meses.

As vacinas contra o HPV são compostas por proteínas de capsídeo L1 recombinantes produzidas por tecnologia de ácido desoxirribonucleico (DNA) recombinante, expressas em células de levedura ( Saccharomyces cerevisiae ); as vacinas são livres de DNA viral e não são infecciosas , ou seja, não são capazes de causar infecção pelo HPV.

Vacina Quadrivalente (HPV4 - Gardasil®)

Proteção contra quatro subtipos de HPV: 6, 11, 16 e 18.

Componente principal dos quatro subtipos: Proteína de capsídeo L1 recombinante.

Adjuvante: Hidróxido de alumínio (ajuda a estimular a resposta imunológica).

Excipientes: Cloreto de sódio, L-histidina, Polissorbato 80, Borato de sódio e água para injeção.

Vacina Bivalente (HPV2 - Cervarix®)

Proteção contra dois subtipos de HPV: 16 e 18.

Componentes principais dos dois subtipos: Proteína de capsídeo L1 recombinante.

Adjuvantes: Hidróxido de alumínio + 3-O-desacil-4 monofosforil lipídio A (AS04).

Excipientes: Cloreto de sódio, Fosfato de sódio, água para injeção.

Vacina Nonavalente (HPV9 - Gardasil 9®)

Proteção contra nove subtipos de HPV: 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58.

Componentes principais dos nove subtipos: Proteína de capsídeo L1 recombinante.

Adjuvante: Hidróxido de alumínio.

Excipientes: Cloreto de sódio, L-histidina, Polissorbato 80, Borato de sódio e água para injeção.

Observação! Na unidade básica de saúde , é distribuída a vacina quadrivalente. No serviço privado , quaisquer das três vacinas podem ser recomendadas pelo pediatra assistente.

Intramuscular, no músculo deltoide direito.

A dose é de 0,5 mL (dose única para a população geral).

  • Meninas e meninos de 9 a 14 anos: Dose única;
  • Faixa etária de 15 a 45 anos (ambos os sexos): Esquema de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses):
    • Para crianças e adolescentes com menos de 18 anos, é necessário obter o consentimento dos pais ou responsáveis para a vacinação contra o HPV;
    • O intervalo entres as doses deve ser confirmado com as unidades de saúde locais e suas orientações devem ser respeitadas.

Atenção! Vítimas de abuso sexual (segundo faixa etária; todos os calendários vacinais): As recomendações para imunização consideram a prevenção de infecções pelo HPV e a proteção contra possíveis consequências decorrentes do abuso. É fundamental seguir as orientações específicas de um profissional de saúde e das autoridades sanitárias para garantir a proteção adequada e o acompanhamento necessário.

    Gerais:
  • Hipersensibilidade a qualquer componente da vacina;
  • Reação alérgica grave após dose anterior.
    Específicas:
  • Gravidez: Estudos não demonstraram efeitos adversos importantes na mãe ou no feto, mas a vacinação é adiada por precaução;
  • Doença aguda moderada a grave: Paciente com doença febril moderada ou grave ou enfermidade infecciosa aguda deve ser imunizado após recuperação total do quadro.
    Precauções:
  • Pacientes imunocomprometidos: Podem ser vacinados, mas é possível que a resposta imunológica seja menor.
    Reações locais:
  • Dor;
  • Eritema;
  • Edema;
  • Prurido.
    Sintomas gerais:
  • Febre baixa;
  • Cefaleia;
  • Mialgia;
  • Adinamia.
    Reações incomuns:
  • Náuseas;
  • Artralgia;
  • Tontura.
    Reações raras:
  • Urticária;
  • Exantema;
  • Anafilaxia (muito raro).

Para mais informações sobre conduta em caso de eventos adversos, acesse o conteúdo específico:

Meninas e meninos de 9 a 14 anos: Dose única.

Atenção! Vítimas de abuso sexual (segundo faixa etária; todos os calendários vacinais): As recomendações para imunização consideram a prevenção de infecções pelo HPV e a proteção contra possíveis consequências decorrentes do abuso. É fundamental seguir as orientações específicas de um profissional de saúde e das autoridades sanitárias para garantir a proteção adequada e o acompanhamento necessário.

As v acinas quadrivalente (Gardasil®) e nonavalente (Gardasil 9®) são indicadas até os 45 anos. Aqueles que não foram vacinados anteriormente, tanto mulheres quanto homens, podem receber três doses no esquema 0, 2 e 6 meses. [cms-watermark]

    Particularidades:
  • Pessoas com alto risco de infecção por HPV (principalmente se não vacinados na infância/adolescência): [cms-watermark]
    • Mulheres e homens até 26 anos: I ndivíduos vivendo com HIV/AIDS, transplantados e pacientes oncológicos devem ser imunizados, preferencialmente com três doses no esquema 0, 2 e 6 meses;
    • Mulheres e homens > 26 anos: A vacinação pode ser realizada, embora seja uma prática off-label. Apesar da segurança da vacina, a decisão deve ser tomada em conjunto com um profissional de saúde, e normalmente é indicada para indivíduos com maior risco de exposição ao HPV. [cms-watermark]

Não há orientações específicas sobre a vacinação regular contra o HPV em indivíduos acima dessa faixa etária, dado que a maioria já foi exposta ao vírus e a eficácia preventiva da vacina pode ser reduzida. A administração das vacinas, entretanto, pode ser considerada caso a caso, especialmente para pessoas com imunossupressão ou outras condições médicas que justifiquem uma proteção adicional.

A vacinação deve ser adiada para depois de concluída a gestação. [cms-watermark]

Autoria principal: Gabriela Guimarães Moreira Balbi (Pediatria pela UFPR e Reumatologia Pediátrica pela UNIFESP/EPM).

    Revisão:
  • Dolores Silva (Pediatria pela UERJ);
  • Marcelo Gobbo Jr. (Medicina de Família e Comunidade).

Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Calendário de Vacinação da SBIm - Adolescente. Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2024. [Internet]. SBIm. São Paulo, SP: SBIm. (Acesso em 29 mai 2024.)

Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Calendário de Vacinação da SBIm - Criança. Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2024. [Internet]. SBIm. São Paulo, SP: SBIm. (Acesso em 29 mai 2024.)

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Calendário de Vacinação da SBP Atualização 2023. Departamento de Imunizações e Departamento de Infectologia. [Internet]. SBP. Rio de Janeiro, RJ: SBP. (Acesso em 29 mai 2024.)

Ministério da Saúde (BR). Calendário Nacional de Vacinação. [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde. (Acesso em 29 mai 2024.)

Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. Instrução normativa. [Internet]. Rio de Janeiro, RJ: Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. (Acesso em 29 mai 2024.)