'
Definição: Protege contra cerca de 70% das doenças pneumocócicas graves (pneumonia, sepse, otite e meningoencefalite).
| Vacina | Pneumocócica conjugada 10-Valente |
| Via e Local |
Intramuscular/
Músculo vasto lateral |
| Esquema | 2, 4 e 12 meses |
Via intramuscular no vasto lateral da coxa.
A dose é de 0,5 mL.
Indicada em todas as crianças a partir dos 2 meses até 5 anos de idade. Crianças não vacinadas até os 12 meses devem receber apenas a dose de reforço (dose única até os 4 anos).
Anafilaxia prévia a componentes da vacina.
Para mais informações sobre conduta em caso de eventos adversos, acesse o conteúdo específico sobre o tema.
Sempre que possível, é preferível fazer a vacina pneumocócica 13-valente, ao invés de fazer pneumocócica 10-valente.
Caso a criança já tenha recebido 2 doses de pneumocócica 10-valente, fazer uma dose de pneumocócica 13-valente para aumentar o espectro de cobertura vacinal.
Autoria principal: Renata Carneiro da Cruz (Pediatria pela UERJ).
Revisão : Marcelo Gobbo Jr (Medicina de Família e Comunidade).
Sociedade Brasileira de Imunizações. Calendário de vacinação da SBIm - Criança. Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2018/2019. [Internet]. Sociedade Brasileira de Imunizações. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Imunizações. (Acesso em 22 nov. 2023).
Sociedade Brasileira de Pediatria. Calendário de vacinação da SBP 2018. Departamento de Imunizações e Departamento de Infectologia. 2018; (9).
Ballalai I, Bravo F. Imunização: tudo que você sempre quis saber. Sociedade Brasileira de Imunizações. Secretaria de Vigilância em Saúde. [Internet]. Sociedade Brasileira de Imunizações. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Imunizações. (Acesso em 22 nov. 2023).
Ministério da Saúde (BR). Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância do Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde. Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, 2014. [Internet]. Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. (Acesso em 22 nov. 2023).