'
Definição: Protege contra cerca de 90% das doenças pneumocócicas graves (pneumonia, sepse, otite e meningoencefalite).
| Vacina | Pneumocócica conjugada 13-valente * |
| Via e Local |
Intramuscular/
Músculo deltoide esquerdo (adultos) ou músculo vasto lateral da coxa (lactentes) |
| Esquema |
Adultos: dose única
Crianças: 2, 4, 6 meses + 12-15 meses (reforço) |
*Substitui a pneumocócica 10-valente em lactentes, entretanto não há disponibilidade do imunobiológico para essa faixa etária pelo SUS, pois não está no calendário vacinal (Ministério da Saúde).
Via intramuscular em região deltoideana ou vasto lateral da coxa.
A dose é de 0,5 mL.
Sempre que possível, é preferível usar a vacina pneumocócica 13-valente, ao invés da pneumocócica 10-valente, ou usá-la como dose adicional ao esquema da pneumocócica 10-valente para ampliar a proteção vacinal, com intervalo mínimo de 2 meses entre as vacinas. É indicada para todas as crianças a partir dos 2 meses.
Anafilaxia prévia a componentes da vacina.
Para mais informações sobre conduta em caso de eventos adversos, acesse o conteúdo específico sobre o tema.
Autoria principal: Renata Carneiro da Cruz (Pediatria pela UERJ).
Revisão: Marcelo Gobbo Junior (Medicina de Família e Comunidade).
Sociedade Brasileira de Imunizações. Calendário de vacinação da SBIm - Criança. Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2018/2019. [Internet]. Sociedade Brasileira de Imunizações. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Imunizações. (Acesso em 22 nov. 2023).
Sociedade Brasileira de Pediatria. Calendário de vacinação da SBP 2018. Departamento de Imunizações e Departamento de Infectologia. 2018; (9).
Ballalai I, Bravo F. Imunização: tudo que você sempre quis saber. [Internet]. Sociedade Brasileira de Imunizações. Secretaria de Vigilância em Saúde. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Imunizações. (Acesso em 22 nov. 2023).
Ministério da Saúde (BR). Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância do Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde. Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, 2014. [Internet]. Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ: Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. (Acesso em 22 nov. 2023).